Gessul Construtora e Incorporado LTDA * Fale conosco

Steel Frame

Steel Frame em Curitiba

O steel frame é um sistema construtivo formado por peças de aço galvanizado que juntas formam o principal elemento estrutural. A vedação de toda a estrutura é feita por painéis, ou placas, que podem ser compostas por diversos tipos de materiais, como: madeira, placas cimentícias, painéis de alumínio composto ou até drywall.

Uma das partes mais importantes de uma construção é a estrutura, que normalmente é feita de concreto armado. Por outro lado, um novo sistema construtivo tem ganhado espaço nas inovações e novidades da construção civil no Brasil.

Light Steel Frame

Este sistema é utilizado há anos nos Estados Unidos e é um dos mais famosos métodos de estrutura do mundo. Definitivamente, como todo processo de construção, o steel frame também tem suas vantagens e desvantagens.

Steel frame, também conhecido como light steel frame, é um sistema formado por estruturas com perfis de aço galvanizadoO fechamento dessas estruturas é feito com placas que podem ser de madeira  (OSB – Oriented Strand Board), cimentícias, painéis de alumínio composto ou até drywall.

Com a revolução do setor metalúrgico nos Estados Unidos e com o fim da Segunda Guerra Mundial, o aço se tornou um material abundante. Dessa forma, começou a ser utilizado nas construções, originando o sistema e as estruturas em steel frame.

Sistema construtivo

O steel frame é um sistema construtivo que faz parte do sistema construção energitermica sustentável (CES). A estrutura é composta por perfis leves de aço que em conjunto com as placas formam painéis estruturais capazes de resistir ás cargas verticais (telhado e pavimentos), perpendiculares (ventos) e de corte transmitir as cargas até a fundação. As placas contraventam a estrutura de paredes, coberturas, mezaninos, lajes secas, plataforma de piso e forro, é tão prático e resistente que dispensa o uso de fitas e barras de resistência a esforços de ventos e abalos sísmicos. As placas são leves, simples e rápidas de serem montadas.

  • Bom desempenho acústico e térmico;
  • Estruturas mais leves, gerando economia na fundação do solo;
  • Facilidade de manutenção;
  • Ganho em tempo de execução de obra devido a facilidade de montagem e manuseio;
  • Geração de pouco resíduo de obra, evitando o desperdício e mantendo o canteiro limpo;
  • Pouco uso de água para sua montagem;
  • Utilização de material reciclável.